quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

A única concorrente portuguesa diga do nome

O que é a LUSA?
A LUSA é a maior agência de notícias de língua portuguesa. Sete dias por semana, 24 horas sobre 24 horas, a Agência distribui aos seus clientes notícias sobre o que de mais significativo acontece ou vai acontecer em Portugal e no mundo. Além dos seus 200 jornalistas, a LUSA conta com mais 80 jornalistas que com ela colaboram, numa base regular ou eventual, em vários pontos do país e do globo. No apoio a esta actividade, 100 funcionários ocupam-se das funções administrativas, técnicas, comerciais e de logística. Como empresa, a LUSA é uma sociedade anónima com 9 accionistas e maioria de capitais públicos e um volume de negócios superior a 17 milhões de Euros.
O que faz correr a LUSA?

Estar perto e por dentro dos acontecimentos e poder interpelar os seus protagonistas é o que faz correr a LUSA. Jornalistas e repórteres fotográficos procuram a notícia onde quer que ela tenha lugar. O rigor e a rapidez na transmissão das notícias são características da Agência.Para isso a LUSA dispõe de delegações ou correspondentes em todas as capitais de distrito de Portugal e nos concelhos das áreas metropolitanos de Lisboa e Porto. Tem também delegações em Madrid e Bruxelas; Bissau, Praia, Luanda, Maputo e Joanesburgo; Díli, Macau e Pequim; e em S. Paulo. E conta com correspondentes em mais de três dezenas de cidades nos cinco continentes, como Paris, Londres, Genebra, Roma, Berlim e Moscovo; Washington, Brasília, S. Paulo e Rio de Janeiro; Rabat e Telavive; ou em Sidney.A LUSA troca notícias com as principais agências internacionais e é fundadora da EPA, uma agência de fotografia europeia que opera em todo o mundo.
Quem são os clientes da LUSA?

Todos os jornais portugueses de expansão nacional, as rádios de expansão nacional e as três empresas de radiotelevisão. Muitos dos jornais e das rádios regionais. Alguma imprensa semanal e muitas dezenas de órgãos de comunicação social que se destinam às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo. Toda a imprensa desportiva e alguma imprensa especializada. Jornais, televisões, agências e rádios dos países africanos de língua oficial portuguesa. Diversos organismos e instituições, públicos e privados. Cerca de 400 operadores de instituições financeiras e ainda vários clientes individuais que consultam os nossos serviços gratuitos ou por subscrição. É um universo de perto de um milhar de clientes permanentes, incluindo ‘sites’, portais e edições "on-line" portugueses, brasileiros e africanos.

Sem comentários: